Grupo APC

Grupo APC

Especializada em locação de plataformas Elevatórias em SP.

Solicite um orçamento:

Saiba qual o tipo de rolo compactador você precisa usar na sua obra

Uma das pergunta mais comuns sobre os rolos compactadores é qual deles é o mais interessante de ser usado em cada tipo de borá. Existem diversas situações que determinam o tipo de rolo compactador que você vai precisar usar além de outros detalhes que você precisa verificar, como o tipo de solo a compactado e outros detalhes.

Vamos falar sobre os vários tipos de rolo compactador você encontra para alugar no grupo APC e quais são as suas principais utilizações, além de dicas de como saber se o rolo compactador é o maquinário ideal para a sua situação na obra.

Quais são os principais tipos de rolo compactador?

O rolo compactador é dividido em dois principais tipos: os de pata e os de cilindro, cabendo aqui uma diferenciação entre os que usam tração por pneu para diminuir a pressão feita pela ferramenta.

Vamos explicar a principal diferença de aplicação dos rolos compactadores:

  • Rolo compactador de cilindro: são usados para compactação de solos menos argilosos ou arenosos, sendo usados também para dar acabamento em asfaltamento. Esses rolos compactadores são os mais comuns e também são chamados de rolos de vibração, já que eles causam grande vibração e barulho enquanto são utilizados.
  • Rolo compactador de patas ou de valeta: esse tipo de rolo é muito usado para solos mais argilosos e arenosos, já que eles reagem melhor quando são feitos dessa forma. Uma de suas aplicações mais comuns é também preparar o solo para receber aterros sanitários em geral, além de valetas e outras construções relacionadas com água.
  • Com ou sem pneu? : essa escolha vai depender do nível de compactação que você precisa. Geralmente, ao se compactar asfalto, é recomendável usar o compactador com pneu para não correr o risco de danificar o asfalto recém aplicado.

Quando usar o rolo compactador? Quais as outras opções?

Muitas vezes os profissionais acabam equivocando-se no serviço de terraplenagem e passando o rolo compactador antes do que seria realmente necessário. É indispensável ter em mente que o rolo compactador é a fase final desse processo, sendo usado para fixar o que já foi previamente desenhado.

Vamos dar alguns exemplos de maquinários que podem ser usados antes do rolo compactador em si, dependendo da sua necessidade.

Escavadeira: pode parecer exagero, mas o uso inteligente de uma escavadeira ou reto escavadeira pode fazer com que o seu sérico de terraplenagem seja muito mais eficiente. Ao criar os declives e aclives que estão dentro do projeto antes de passar o rolo compactador, você evita que o solo já compactado precise ser escavado novamente, o que prejudica consideravelmente a ferramenta.

Motoniveladora: uma ferramenta que muitos acabam não usando pelo simples desconhecimento, a motoniveladora permite um desenho mai adequado do solo antes da compactação. Com isso, pequenos detalhes, que incluem escoamento de água e o maior aproveitamento de luz solar podem ser definidos de forma mais estratégica e a sua construção terá uma eficiência ainda maior.

Gastou das dicas? Saiba mais sobre esses e outros maquinários com os nossos consultores. O Grupo APC terá imenso prazer de melhorar a sua relação com o maquinário e te ajudar a otimizar a sua obra, gastando menos tempo e dinheiro.

Posts recomendados:

Open chat
1
Olá! Mande uma mensagem no nosso WhatsApp e receba seu orçamento rápido e gratuito!
Powered by