Grupo APC

Grupo APC

Especializada em locação de plataformas Elevatórias em SP.

Solicite um orçamento:

Quais são os principais riscos do trabalho em altura?

O trabalho em altura é uma atividade comum em diversos setores, como construção civil, manutenção predial, telecomunicações e energia elétrica. No entanto, essa atividade apresenta alguns riscos que podem colocar em perigo a integridade física dos trabalhadores. Neste texto, vamos explorar os principais riscos do trabalho em altura.

Se você deseja melhorar a eficiência dos seus trabalhos em altura, a plataforma elevatória é uma excelente opção. E fazer com que o aluguel desse tipo de maquinário não se torne um problema para a sua empresa é tão importante quanto saber o riscos. 

Aqui, vamos explorar os principais riscos do trabalho em altura:

  • Queda: A queda é o risco mais comum e grave do trabalho em altura. Ela pode ocorrer por diversos motivos, como falhas na estrutura ou na ancoragem dos equipamentos de segurança, perda de equilíbrio, escorregões, entre outros. As quedas podem resultar em lesões graves, fraturas, traumatismos cranianos e até mesmo a morte.
  • Queda de objetos: A queda de objetos é um risco para quem trabalha em altura e para aqueles que estão em nível inferior. Ferramentas, materiais e outros objetos podem cair durante a atividade, causando lesões graves e até mesmo a morte, dependendo do peso do objeto.
  • Choque Elétrico: um dos motivos mais eloqüentes para encerrar o trabalho em altura é a proximidade de chuva com raios. Uma haste de metal apontada para o alto é o pior lugar para se estar diante de uma tempestade elétrica, então é recomendável que o trabalho seja cancelado. Em atividades realizadas próximas a fios elétricos ou em locais com instalações elétricas, o risco de choque elétrico é elevado. Esse tipo de acidente pode ser fatal, causando queimaduras, paradas cardíacas e danos cerebrais.
  • Falha mecânica ou eletrônica: Os equipamentos de segurança são fundamentais para proteger os trabalhadores em altura, mas sua utilização inadequada ou falhas mecânicas podem colocar a vida dos trabalhadores em risco. É importante que os equipamentos sejam inspecionados regularmente e utilizados corretamente.
  • Tombamento do maquinário: a plataforma elevatória tem uma série de procedimentos de segurança para evitar o tombamento e isso ainda pode acontecer. Esse tipo de acidente geralmente é extremamente perigoso para todos, mas, especialmente para quem está no cesto. Siga sempre as recomendações de segurança para evitar tombamento.

Felizmente muitos desses problemas podem ser evitados com a manutenção adequada do maquinário e treinamento adequado do operador, coisas que você já deve saber que o Grupo APC pode te oferecer de forma extremamente eficiente.

Não perca a chance de facilitar a sua vida e evitar todas essas fatalidades na sua empresa ou em sua obra com os serviços diferenciados oferecidos pela APC!

Posts recomendados:

Pedido de Cotação Guiado:

Olá!! Para lhe direcionar melhor, preciso de alguns detalhes:

Olá!! Para lhe direcionar melhor, preciso de alguns detalhes:

Ficou com alguma dúvida?

Solicite uma chamada para falar com um especialista da equipe de locação.