Grupo APC

Grupo APC

Especializada em locação de plataformas Elevatórias em SP.

Solicite um orçamento:

É perigoso operar uma plataforma elevatória?

As plataformas elevatórias são ferramentas que podem fornecer grande auxílio na hora de trabalhar em uma obra. Elas fazem com que você eleve materiais pesados ou alcance uma altura muito grande.

Se as plataformas não existissem, isso só poderia ser feito com a ajuda de métodos mais perigosos. Sua utilização garante cuidados com a segurança. Se você ainda não se aprofundou no assunto, vamos entender a razão disso.

A segurança das plataformas elevatórias

Primeiramente, temos que analisar a estrutura da plataforma. Quando acoplada ao veículo, essa plataforma se torna um fácil meio de alcance em quaisquer circunstâncias. Devido à presença de uma cabine com segurança, não é perigoso operar a plataforma.

Na realidade, esse é o mais seguro dos métodos. Ele evita que o operador caia de alturas muito elevadas ou se desequilibre durante o trabalho.

Isso funciona da mesma maneira com os materiais. Você pode mover na horizontal ou na vertical alguns materiais que poderiam ser danificados se fossem transportados com a ajuda de outros métodos.

Cuidados no manuseio

Apesar da plataforma ser uma ferramenta totalmente segura para utilização nas obras, alguns cuidados são recomendados. Eles servem para prevenir qualquer tipo de acidente.

O mais básico deles é saber mexer na peça. O operador que está no veículo deve receber um treinamento para aprender a operar a máquina. Quem está em cima da plataforma também deve ter orientações e cuidados específicos.

O treinamento pode ser rápido e simples. Ele é feito apenas para não haver os erros mais comuns no transporte. Você pode, também, se basear nos manuais de instruções. Eles sempre ensinam sobre cuidados e segurança.

Utilizar os equipamentos de segurança que estão disponíveis para os operadores da máquina também é outra medida de prevenção que deve ser respeitada. A plataforma é muito segura, mas alguns acidentes independem do maquinário.

Por fim, é recomendado operar longe de dispositivos hidráulicos ou elétricos, pois eles podem impedir que a plataforma realize certas manobras. O melhor é trabalhar em distâncias adequadas, apenas em contato com a porção da construção que necessita do auxílio da peça.

Posts recomendados:

1
Olá! Mande uma mensagem no nosso WhatsApp e receba seu orçamento rápido e gratuito!
Powered by