Grupo APC

Grupo APC

Especializada em locação de plataformas Elevatórias em SP.

Solicite um orçamento:

Como fazer o mapeamento de riscos para o trabalho de plataforma elevatória?

O mapeamento de risco do trabalho de plataformas elevatórias é extremamente importante para a segurança desse tipo de trabalho e permite que você tenha todas as questões relacionadas com maior cuidado e eficiência. Além disso, esse tipo de mapeamento é extremamente eficiente quando o assunto é diminuição de riscos de acidentes.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a quantidade de problemas que você vai evitar ao fazer esse tipo de mapeamento com precisão. Não só de acidentes, mas também de toda a situação de manutenção do maquinário.

Vamos levantar os pontos principais do mapeamento de riscos de trabalho com plataformas elevatórias e mostrar porque ele é tão importante. Lembrando a você que esse tipo de informação DEVE ser abordada no treinamento de operador de plataforma elevatória.

Quais são os principais riscos a serem mapeados?

Ao se mapear riscos, você busca entender quais são as maiores ameaças á segurança do trabalho em si, que inclui quem está trabalhando, as pessoas ao redor e o patrimônio envolvido (que inclui o próprio maquinário). Essa lista tem os principais riscos a serem mapeados:

  • Solo: o tipo de solo precisa ser olhado com extremo cuidado. Não estacionar o maquinário para trabalho perto de encostas e barrancos, entre outras atitudes como verificar se o solo tem resistência para o trabalho. Escavações como bueiros e bocas de lobo devem ser evitadas também, pois o peso do equipamento pode fazer com que este tipo de construção ceda.
  • Obstáculos e riscos em altura: quando se fala desse tipo de trabalho, a elevação do trabalhador também deve ser avaliada com cuidado. De cabos de alta tensão até vigas, ferros, arames e qualquer outro tipo de ameaça que possa prejudicar o trabalhador que está no cesto devem ser verificados.
  • Sinalização: a sinalização já foi discutida anteriormente em outro artigo específico, é de suma importância. O isolamento da área pode ajudar muito na sua situação de forma especialmente interessante.
  • Clima: o clima também precisa ser lavado em consideração, já que muitas vezes o operador estará exposto ao clima no topo do cesto. Lembre-se também do risco de raios, então se estiver com risco de chuva, o ideal é cancelar o trabalho e aguardar até um dia mais propício.

Estas são apenas algumas das informações que precisam ser levadas em consideração quando falamos da segurança do trabalho com plataformas elevatórias. O operador de plataforma elevatória está mais do que credenciado a fazer mais ajustes que considerar coerentes para aumentar a segurança do trabalho.

Posts recomendados:

1
Olá! Mande uma mensagem no nosso WhatsApp e receba seu orçamento rápido e gratuito!
Powered by