Grupo APC

Grupo APC

Especializada em locação de plataformas Elevatórias em SP.

Solicite um orçamento:

Checklist de segurança para o trabalho de plataforma em altura: qual a importância?

Uma das maiores preocupações que temos quando um maquinário é alugado por muitos dias por um cliente é a verificação diária das condições da plataforma elevatória. Dependendo o ritmo de trabalho ou da quantidade de tempo que o maquinário é utilizado diariamente, ele pode ter mais ou menos desgaste, e isso precisa ser verificado sempre que um novo dia de trabalho vai começar.

Embora isso seja extremamente comum e seja uma norma padrão dentro dos treinamentos de operador de plataforma elevatória, sabemos que nem todos os trabalhadores fazem esse tipo de checklist diariamente. Por isso mesmo estamos reforçando essa importância por meio desse artigo.

É indispensável que esse checklist seja feito DIARIAMENTE, pois somente assim, em aliança com o mapeamento de risco e a sinalização de segurança, todos os envolvidos terão maior segurança para desenvolver esse trabalho.

Sem mais delongas, vamos aos itens do checklist.

Quais são os itens do checklist da plataforma elevatória?

O Checklist é extremamente simples e toma pouquíssimo tempo do trabalho, e pode salvar vidas ao denunciar pequenos defeitos e desgastes que podem ser facilmente arrumados antes do trabalho, mas que podem causar um acidente caso o maquinário seja ativado sem esses pequenos reparos.

Alguns dos itens desse checklist são:

Pneus: quando os pneus são preenchidos por ar comprimido é importante checar a calibração. Quando não é o caso, é importante checar se eles estão nivelados e se existe algum tipo de irregularidade neles.
Estrutura: especialmente em toda a parte articulada e de sustentação do cesto elevado, é indispensável verificar se existe alguma rachadura, algum cabeamento solto ou algum tipo de vazamento de fluído ou óleo, que pode significar algum tipo de problema no maquinário.
Parte hidráulica: toda a parte hidráulica de sustentação do maquinário precisa ser verificada, pois ela é o ponto central da capacidade de elevação do veículo.
Teste de elevação: faça uma elevação total do veículo de teste apenas depois de ter checado os outros itens corretamente. Se você tiver alguma irregularidade ou se o maquinário estiver trabalhando de forma fora do comum, pode ser melhor verificá-lo antes de começar o trabalho.
Teste de articulações: Se existe algum tipo de movimentação lateral da plataforma, faça este teste também. Se a movimentação lateral estiver irregular, isso pode se tornar um problema muito grande no momento do trabalho. Cuidado.
Esses são apenas os principais testes que recomendamos que fossem feitos diariamente antes do trabalho com a plataforma elevatória comece. Estes cerca de 15 minutos que você perde todos os dias são uma garantia ainda maior de segurança para a sua obra e a sua equipe.

Posts recomendados:

1
Olá! Mande uma mensagem no nosso WhatsApp e receba seu orçamento rápido e gratuito!
Powered by